Sobre Nós

CORO DE PROFESSORES DE COIMBRA

 

O Coro de Professores de Coimbra (CPC) é uma Associação de Cultura e Recreio sem fins lucrativos, fundada em 1980 por iniciativa da Professora Aida Ventura e do Maestro Virgílio Caseiro e cuja publicação em Diário da República ocorreu a 17/12/1981. Tem como objetivos essenciais a divulgação da cultura musical, bem como a dinamização do espírito associativo e cooperativo de todos os seus membros, através do convívio entre professores e seus familiares e amigos.

Em 1983, foi criado, dentro do Coro de Professores de Coimbra, o Grupo de Música Tradicional, que se apresentou pela primeira vez em público no dia 28 de maio desse ano. Atualmente, ambos os grupos, Coro Misto e Grupo de Música Tradicional, estão sob a direção artística do Maestro Professor Doutor Avelino Rodrigues Correia. O repertório do Coro Misto é rico e variado, constituído por peças de diversos autores portugueses e estrangeiros. O Grupo de Música Tradicional apresenta canções e trajes tradicionais, sobretudo da região de Coimbra, fruto de investigação e recolha feitas ao longo de vários anos.

Em 1992 e 1995, participou na Gala de Abertura do Festival de Música José Afonso e na gravação de um CD com peças do Maestro José Firmino e em sua homenagem.

Representou Portugal no Festival Internacional de Chant Choral de Nancy, em 2002. Neste mesmo ano, gravou o seu 1.º CD com peças de música coral e tradicional

Em 2005, para assinalar o vigésimo quinto aniversário da sua fundação, o Coro de Professores de Coimbra gravou um novo CD, convidando outros coros para o evento.

Para comemorar o 30.º aniversário da sua fundação, em maio de 2011, realizou um Concerto Coral Sinfónico - “Concerto Prestígio Coro Professores de Coimbra” - com a participação da Orquestra Clássica do Centro e de vários coros convidados, no decorrer do qual foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Coimbra.

No âmbito das comemorações dos seus 40 anos, o CPC realizou diversos eventos, entre os quais se salientam o registo de um fonovideograma e o concerto “Amália Mundi”, este em parceria com o Coro Misto e Banda Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis e do Coro Lausus - Lousã.

Tem efetuado inúmeros espetáculos por todo o país (Continente, Madeira e Açores) e conta várias deslocações ao estrangeiro (as primeiras à Alemanha e Luxemburgo). Para além de intercâmbios com o Coral Provençal La Belugo, da cidade geminada Aix-en-Provence (2007) e com o Coral Cristóbal de Morales (Madrid, 2011), o CPC tem participado em diversos festivais internacionais: Palafolls, Barcelona (Espanha, 2008); Tirol (Itália, 2009); Sicília (Itália, 2012); Toscânia (Itália, 2015); Budapeste (Hungria, 2016); Porec (Istra - Croácia, 2017); Paraguai, Brasil e Argentina (VII Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras, 2018), Gotemburgo (Grand Prix of Nations Gothenburg & the 4th European Choir Games - Suécia, 2019); Paris (França, 2022).

De entre os projetos que tem desenvolvido, destacam-se Missão Solidária, Na Música com os Seniores, En(cantar) a Baixa, Páscoa Ibérica (que contempla o intercâmbio com coros espanhóis: Salamanca (2013), Cáceres (2015), Vigo (2017) e Corunha (2019). Em julho de 2017, concretizou o concerto inaugural do projeto “Concert Celebration”, com a participação do Coro Misto e Banda Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis e do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense.

No contexto do ecletismo da sua atividade é, por vezes, convidado a valorizar celebrações matrimoniais, continuando a organizar atividades com vista ao enriquecimento cultural dos seus elementos, a participar em eventos culturais promovidos pela Câmara Municipal de Coimbra e INATEL, colaborando também com outros organismos, autarquias, instituições, empresas e escolas.  

 

Maestro

 

AVELINO RODRIGUES CORREIA

 

Avelino Rodrigues Correia é Doutorado em Ciências Musicais-Etnomusicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Ciências Musicais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Licenciado em Educação Musical pela Universidade do Minho, possuindo também o Curso Complementar de Violino do Conservatório Nacional.

Trabalhou direção coral com os maestros Vassil Arnaudov, Heribert Breuer e Artur Carneiro, tendo desenvolvido estudos no campo das Metodologias da Educação Musical com os pedagogos Jos Wuytack, Pierre van Hauwe, Jaques Chapuis e Ana Lucia Frega.

Foi, entre outros projetos ao nível da música erudita, ligeira e tradicional, cofundador e violinista da Orquestra de Câmara de Coimbra e maestro da Tuna Académica da Universidade de Coimbra. Integra, como violinista, a Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, é cantor solista e violinista na Orquestra de Tangos de Coimbra, colaborando ainda com o Coro Masculino Alma de Coimbra como cantor e violinista.

É diretor artístico do Coro de Professores de Coimbra, do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense e do Coro Misto da Sociedade Educativa e Recreativa de Góis, orientando ainda o Coral da Universidade Sénior “Aposénior” de Coimbra.

Exerce a sua prática docente como Professor Adjunto na Área de Música da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, desenvolvendo atividade como investigador no Instituto de Etnomusicologia-Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa.